Por Estúdio NSC
Quem é nativo ou mora em Florianópolis há muito tempo, sabe: o norte da Ilha contempla inúmeros pontos turísticos, com praias para todos os gostos e belezas naturais de tirar o fôlego. Jurerê Internacional, agora Jurerê In, ganha em badalação e atrai visitantes de todo o mundo. Canasvieiras acolhe tantos banhistas que ganhou o alargamento da faixa de areia em 2020. Daniela é o destino certo para quem adora se divertir em família. O bairro Ingleses, por sua vez, expandiu de tal forma que é visto como uma cidade dentro do município de Florianópolis.
Mas não é só de entretenimento que vive o norte da Ilha. Nos últimos anos, a região recebeu grandes investimentos, ampliou a infraestrutura, conquistou novos moradores e tem até um polo tecnológico para chamar de seu. Agora, é muito mais do que apenas um destino temporário. Quem chega, quer ficar.
Região autossuficiente
Já foi o tempo em que morar no Norte da Ilha significava ficar longe de tudo. Hoje, a infraestrutura local reduz a necessidade de deslocamento para o centro da cidade, o que auxilia no bom desenvolvimento da capital, na mobilidade e ainda se alinha às novas tendências de soluções urbanas pós-pandemia.
Principalmente nos últimos 15 anos, a região norte de Florianópolis desenvolveu um ecossistema próprio, permitindo que os moradores possam trabalhar, estudar e se divertir perto de casa. São inúmeras opções de restaurantes, mercados, lojas, farmácias e serviços.
Acompanhando o crescimento da região, o setor imobiliário aposta cada vez mais, ano após ano, no lançamento de empreendimentos de alto padrão para comportar os novos moradores.
Oportunidades de emprego e investimentos
Florianópolis, por si só, já é vista como um “celeiro de iniciativas” — são mais de 600 empresas de tecnologia no município, mas o norte se destaca. A expansão da região da SC-401 como polo tecnológico tem atraído cada vez mais o setor Tech, gerando oportunidades de emprego e contribuindo para o crescimento econômico da cidade.
O que contribui, também, para a ampliação da região, é a existência de escolas de alta performance que preparam os alunos para o mercado de trabalho com metodologias que vão além da grade curricular. O Colégio Santa Terezinha, fundado em 1996, fornece um plano de ação diferenciado para o desenvolvimento integral dos estudantes, que saem formados e preparados para ocupar vagas nas melhores empresas da cidade.
Ou seja, os alunos saem prontos para trilhar carreiras onde quiserem, até mesmo em grandes iniciativas tecnológicas do norte da Ilha como o Square Garden, maior complexo multiuso do sul do país e principal centro empresarial de Florianópolis. Ele fica localizado na SC-401 e reúne mais de 250 empresas.
Mas esse não é o único espaço de inovação na região. O Sapiens Parque tem projetos públicos e privados que devem resultar em investimentos de R$ 500 milhões nos próximos cinco anos. Outra novidade para a região é a futura instalação do Hub Costão Games (HubCG), no Costão do Santinho. O projeto promete gerar 700 empregos diretos em todas as etapas do processo.
Educação de qualidade para todas as idades
Além do preparo para o mercado de trabalho, uma instituição que oferece educação de qualidade atua não apenas na formação acadêmica, mas também no desenvolvimento humano, oferecendo suporte completo para formar adultos e cidadãos melhores.
Protagonismo estudantil: quando o aluno traça a própria trajetória
O Colégio Santa Terezinha, um dos mais influentes da região, conta com uma estrutura que desenvolve o letramento digital, o gosto pelo estudo e a individualização da aprendizagem em todas as etapas do período escolar, da educação infantil ao ensino médio. Com uma longa história e vasta experiência na educação, o Colégio se destaca pelos diferenciais que oferece. Para a coordenadora pedagógica da escola, Crystiany Oliveira, a infraestrutura e o currículo chamam atenção dos pais e dos alunos.
— A estrutura conta com salas equipadas com lousas interativas, climatizadas e monitoradas, teatro e laboratórios. Há também atividades esportivas e culturais sem custo adicional, programa bilíngue desde a educação infantil até o nono ano e saídas de estudo para uma vivência além da sala de aula. Além disso, o Colégio conta com projetos pedagógicos voltados para as áreas de sustentabilidade ambiental, educação financeira, formação socioemocional e letramento digital. Podemos destacar, portanto, o principal diferencial do colégio sendo a preocupação com o aluno de forma integrada e sistêmica — comenta Crystiany.